1 de mar. de 2008

Vozes no casarão (de Alma Welt)

246

Esta noite ouvi tristes lamentos
Pelos corredores desta casa.
Estava eu imersa em sentimentos
E pensei: "É minha alma que extravasa."

"Sou eu, sempre eu mesma, vem de mim!
Meu ser carrega a dor do mundo
Junto com o seu amor sem fim
Vindo do meu cerne mais ao fundo."

Mas o som parecia vir do ar,
E outro que não a minha voz
Não me deixava me enganar:

Era o cantochão da Açoriana
Confrontando o lied* dos avós,
E a confundir esta Alma pampiana...

09/11/2006


___________________________________

Nota da editora

* lied- canção em alemão( plural: lieder) gênero de canções alemãs de câmara (eruditas) para serem cantadas individualmente por solistas de vozes líricas (soprano ou contralto, tenor, barítono ou baixo). São famosos, por exemplo, os lieder de Shubert, como A Truta, A Fiandeira, O rei dos álamos, etc. Alma quis dizer que as vozes de nossos avós alemães, Joachin e Frida, soavam como lied em oposição ao lamento católico, cantochão (canto gregoriano) de nossa mãe açoriana. (Lucia Welt)

Nenhum comentário: