27 de fev. de 2008

Vôo sobre o reino (de Alma Welt)

243

Pelas campinas mágicas do Pampa
Desta Alma em vôo permanente
Sobre este rincão da minha mente
Que é como um mapa ou fina estampa

Do mundo que a mim parece vário,
Eu percorro meus domínios qual rainha
Mas não como aquela num cenário
Montado pela corte tão mesquinha*.

Eu sei o que há além de cada rampa
De coxilha, por trás de cada olhar
De peão que navega o mar de guampa

E dos olhos sombreados no vinhedo
Que sob o lenço no chapéu pra não voar
Sonham lances improváveis de amor ledo.


09/11/2006

_____________________________________________


Nota da editora

*..."montado pela corte tão mesquinha"- Alma se refere ao episódio "histórico" (talvez lendário) da Imperatriz Catarina II da Rússia (1729-1796) que manifestando desejo de conhecer o seu Império, seu ministro e cortezãos montaram, sem que ela percebesse, cenários de tapumes de belas aldeias ao longo da estrada que ela percorreu sem sair da sua carruagem, com camponeses (contratados ou sob ordens) sorridentes e bem vestidos em seus coloridos trajes folclóricos, atirando flores e acenando para ela entusiasticamente. Não é preciso dizer que Catarina voltou eufórica para o seu palácio, certa de que seu reino era feliz e ia às mil maravilhas. (Lucia Welt)

Nenhum comentário: